Os primeiros mapas do Brasil (6)!

Carta Universal de Diego Ribero – 1529

Diego Ribero era português (Diogo Ribeiro) e passou a trabalhar para a Coroa espanhola, em 1518. Em 1527, confeccionou o Padron Real (carta padrão espanhola), na Casa de Contratación, em Sevilha. Faleceu em 1533. Este foi um dos primeiros planisférios conhecidos a incorporar os dados da circunavegação de Fernão de Magalhães, entre 1519 e 1522. Essa viagem resultou em um conflito pelas Molucas e o Tratado de Tordesilhas foi revisado no mesmo ano de 1529, em que esta carta foi editada.

 

Diego Ribero

(Clicando na imagem você pode ver o mapa na Biblioteca Real)

Esta é a Carta Universal do cosmógrafo português Diego Ribero (Diogo Ribeiro) de 1529. Título original: Carta universal en que se contiene todo lo que del mundo se ha descubierto fasta agora [material cartográfico] la qual se divide en dos partes conforme a la capitulacion que hizieron los catholicos Reyes de españa [et] el Rey Don Juan de Portugal en la villa de Tordesillas: Año: de 1494 / hizola Diego Ribero cosmographo de su magestad, ano de 1529, e[n] Sevilla“.

Uma reprodução está na Biblioteca da Real Academia de la Historia da Espanha, com base no original do Museo del Palacio de Propaganda Fide, em Roma, cedido pelo Papa Leão XIII (1810-1903) para W. Griggs, Londres. Está atualmente na Biblioteca Apostólica Vaticana. Na margem inferior existem duas notas da reprodução: “Reproduced from the original in the Museum of the ‘Propaganda’ in Rome, lent by His Holiness Pope Leo XIII, by W. Griggs, London.” e “The second Borgian map by Diego Ribero, Seville 1529. A referência “Borgian map” provavelmente tem relação com o Mappa mundi Borgia, do século 15. Uma referência “1887?”, feita a lápis, na cópia existente na Biblioteca do Congresso dos EUA, indica que alguém acreditou ser aquele o ano dessa reprodução.

Fonte: http://www.mapas-historicos.com/diego-ribero.htm

Deixe um comentário