Griôs (griots), os contadores de histórias da África.

(Esta pesquisa foi realizada pelas alunas Lisandra, Maria Eduarda e Fabiana, da turma 1701, para contribuírem com o Projeto que estamos desenvolvendo na escola, que se chama “Griots: os contadores de história”.  Meninas, ficou faltando a referência (ou seja, o lugar) de onde vocês coletaram as informações abaixo. Fico esperando, ok?!)

griot4

Os griôs são contadores de histórias, vivem hoje em muitos lugares da África ocidental, incluindo Mali, Gâmbia, Guiné, e Senegal, e estão presentes entre os povos Mandê ou Mandingas (Mandinka, Malinké, Bambara, etc.), Fulɓe (Fula), Hausa, Songhai, Tukulóor, Wolof, Serer, Mossi, Dagomba, árabes da Mauritânia e muitos outros pequenos grupos. A palavra poderá derivar da transliteração para o francês “guiriot” da palavra portuguesa “criado”.

griots

Nas línguas africanas, Griots são referidos por uma série de nomes: Jeli nas áreas ao norte de Mandê, Jeli nas áreas ao sul de Mandê.

 griots2

 A África e um continente muito extenso que abriga um grande número de povos e culturas com caracteristicas distintas .Mesmo com tanta diversidade, existem elementos comuns muitos povos africanos. Um deles é griô.

griot 7

Ele é ele é o contador de historias que ensina as lendas e os costumes de seu povo. Muito antes da invasão dos europeus naquele continente o griô já existia e transmitia seus ensinamentos. As narrações do griô são, muitas vezes, cantadas. Um instrumento musical o ajuda a dar ritmo e musicalidade à narrativa.

griot5

3 comentários sobre “Griôs (griots), os contadores de histórias da África.

  1. Mestres Alcides Tserewaptu disse:

    me interesso muito por esse assunto, muito rico, e nos trás muitas referencias pra nossas praticas das culturas tadicionais aqui no Brasil, que é Oralidade,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s