Gincana sobre a Exposição Rondon

Matéria que saiu no Blog do Bairro Educador sobre a Gincana.

Fiquei muito feliz de ver esta matéria! Foi um trabalho super difícil, pois tivemos que mobilizar todas as turmas do segundo segmento dos dois turnos da escola. Sem a participação dos meus colegas professores e da atenção da gestora do Bairro Educador, Carmem Rosane, o projeto não teria acontecido!

 

Gincana Histórica da Presidente Roosevelt

Dia 20 de setembro, no auditório da Escola Municipal Presidente Roosevelt, BE Realengo, houve o “Quiz Rondon” sobre a Exposição Rondon com a participação dos alunos de 6º ao 9º Ano e do Acelera. O “Quiz” é uma forma lúdica de abordar conhecimento mediante perguntas e respostas.
 7
Em parceria com o Bairro Educador a Exposição Rondon integra o Projeto Memória de iniciativa da Fundação Banco do Brasil. Tem a missão de resgatar, difundir e preservar a memória cultural do país por meio de homenagens a personalidades que contribuíram para a transformação social e a construção da cultura brasileira.
 5
Divididos em equipes as turmas respondiam as perguntas sobre a exposição com mediação da professora de história, Renata Telha. As perguntas foram elaboradas com a participação dos professores e baseadas exclusivamente a partir dos painéis do acervo histórico.
6
A equipe que respondesse corretamente ganhava os pontos que aumentavam à medida que passavam pelas etapas, mas quando erravam, os pontos eram passados para as outras equipes. Com isso, proporcionamos que os alunos estimulassem a concentração, a paciência e principalmente o reconhecimento da necessidade do trabalho em equipe. O Quiz Rondon teve banca examinadora composta por professores que validavam as pontuações, faziam a contagem dos pontos e no final avaliaram os cartazes sobre a Expedição Rondon que foram criados pelos estudantes.

1

As turmas vencedoras, uma do turno da manhã e outra da tarde, receberam como prêmio a ida ao Museu de Telecomunicações da Oi Futuro. A visita foi um desdobramento da atividade, pois o Marechal Rondon pertenceu e chefiou a construção das linhas telegráficas, um dos principais meios de comunicação da sua época.
Por Carmem Rosane

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s