As crises do Império Romano (Parte 1)

Na aula passada, relembramos um pouquinho do que estudamos no 6º ano. Para quem faltou a aula ou quer entender melhor, vamos viajar para o Império Romano, no  século III.
mapaimprom

Mapa do Império Romano

O império Romano foi um dos grandes Impérios do Mundo Antigo. Ele surgiu na Península Itálica, na cidade-estado de Roma e, a partir do ano 100, aproximadamente, conquistou parte da Europa, o norte da África e a região do Oriente Médio, na Ásia. Contudo, após a Pax Romana, período de desenvolvimento e harmonia, considerado o auge do Império, teve início o seu declínio.

Como o Império Romano era mantido? Como se sustentava?

A sustentação do Império era garantida pelos os saques às riquezas de outros povos, a cobrança de tributos e o trabalho escravo alcançado com as conquistas territoriais. Mas não era fácil. Havia grandes dificuldades para enfrentar as revoltas e tentativas de emancipação dos povos conquistados. E com o passar do tempo a arrecadação de impostos diminuiu, o que dificultava o pagamento do Exército.

Outros problemas…

Os séculos III e IV são marcados por conflitos internos e guerras civis, causados pelas disputas de sucessão de governantes, responsável pelo enfraquecimento do poder do Império e a defesa das fronteiras constantemente invadidas pelos povos bárbaros – europeus, árabes e persas, que passaram a conquistar regiões então submetidas a Roma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s