Através da nossa parceira do Bairro Educador, a gestora Carmem Costa, recebemos em nossa escola a exposição “Rondon: a construção do Brasil e a causa indígena”, organizada pela Fundação Banco do Brasil, em 2009, e que está itinerante pelo Brasil, desde a sua montagem.

Em nossa escola, foram montados alguns painéis a partir dos quais os alunos de6º a 9º ano, dos turnos da manhã e da tarde, puderam conhecer um pouco da trajetória do Marechal Cândido Rondon, importante vulto para a história do Brasil tendo em vista as expedições que liderou no centro-oeste e norte do país, para abertura de estradas, mapeamento de fronteiras e contato com diversas comunidades indígenas.

Embora controversas, a partir de Rondon, o Brasil conheceu diferentes políticas indigenistas, como a criação do Serviço de Proteção ao Índio (anterior a Funai) e a criação da reserva do Xingu.

A exposição terá, na próxima semana, desdobramento em uma Gincana organizada pela equipe de História, da escola. Participarão, dia 20 de setembro, do “Quiz” as turmas de segundo segmento dos dois turnos. Desejamos boa sorte para todos e que se dediquem aos estudos, pois a concorrência será grande!

Para ajudá-los na preparação, acessem o site do Projeto Memória aqui. Nesse site, vocês poderão ler mais informações sobre a vida do Marechal Rondon e sobre as expedições pelo país. O site conta ainda com um livro fotobiográfico e um almanaque histórico. Para quem se interessar, acessem a um vídeo sobre a expedição Rondon-Roosevelt aqui.

Prof. Renata.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s