O que é revolução?

Começamos a estudar na semana passada, a história da Revolução Industrial Inglesa. Para aprofundarmos nossos conhecimentos sobre este momento vivido pela Inglaterra, e seus desdobramentos por todo mundo, precisamos compreender o significado da palavra revolução. Você consegue se lembrar?

Podemos dizer que revolução é um conjunto de profundas transformações que ocorrem em uma sociedade em diversos setores, por exemplo, economia, política. E não é só isso! As pessoas passam a se relacionar de modo diferente, pensar e se comportar de modo diferentes. A palavra chave é ruptura, ou seja, uma mudança  muio grande com o que estava acontecendo anteriormente.

Você já deve ter ouvido falar em Revolução nas comunicações ou revolução dos transportes! Então, pense nas transformações que o uso dos aparelhos celulares e da internet proporcionaram aos seres humanos.

É possível, hoje, nos comunicarmos com amigos de vários países ao mesmo tempo sem precisarmos nos deslocar de nosso país, de nosso estado, cidade ou mesmo do quarto de nossa residência. As distâncias foram encurtadas.

No caso da revolução industrial, as mudanças ocorreram no modo de produzir produtos consumidos pela população. As antigas manufaturas foram substituídas por fábricas, máquinas foram inventadas aumentando a quantidade de itens fabricados, os artesãos foram substituídos por trabalhadores assalariados, adotou-se a produção em série.

É muito importante percebemos que as revoluções não ocorrem de um dia para outro, mas ao longo de um processo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s