As Cruzadas e a reconquista de Jerusalém na Idade Média

Durante estas últimas semanas, conversamos sobre as Cruzadas e vimos alguns de seus aspectos mais importantes. Mas se você faltou, está com dúvidas, ou quer aprofundar o que você já sabe: aqui você encontrará mais algumas explicações sobre o tema em questão.

O que foram as Cruzadas?

Primeira cruzada

As Cruzadas, em princípio, foram guerras travadas entre cristãos europeus e muçulmanos para reconquista de Jerusalém durante a Idade Média. E que, depois, adquiriu um caráter de expansão comercial para o oriente. 

Mas por que os cruzados queriam Jerusalém?

Para início de conversa, devemos entender o estopim dos conflitos, ou seja, o motivo que teria iniciado as expedições: em 1071, os turcos (muçulmanos) conquistaram Jerusalém e proibiram os cristãos de visitar o túmulo de Jesus – peregrinações que aconteciam sempre àquela região. Em 1095, o Papa Urbano II resolveu reagir e convocou os cristãos para uma guerra contra os “infiéis”, com a finalidade de conquistar a “Terra Santa”.  Assim, começaram as cruzadas ou as expedições militares que partiram da Europa, entre os séculos XI e XIII, a fim de combater os muçulmanos no Oriente.

Urbano II concílio em Clermont

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s