Homenagem e Investidura na Idade Média

Na mensagem anterior, tratamos da relação de suserania e vassalagem – pacto de fidelidade, proteção e apoio militar entre nobres, em troca de feudos. Esta aliança acontecia em cerimônia onde ocorriam dois atos solenes: a homenagem e a investidura.

Suseranos e Vassalos - formação de apoio militar

Abaixo, vocês poderão ler um trecho de uma homenagem e uma investidura:

«…quinta-feira, foram prestadas homenagens ao conde. Realizaram-se segundo as fórmulas estabelecidas, na ordem seguinte: – Em primeiro lugar fizeram a homenagem assim: – O conde perguntou ao futuro vassalo se ele queria ser seu verdadeiro homem, e este respondeu: “Eu quero”. Depois, colocando as mãos entre as do conde, aliaram-se, beijando-se. Em segundo lugar, o que havia prestado homenagem, prestou juramento perante o conde, nestes termos: – “Prometo, por minha honra, ser, a partir deste instante, fiel ao conde Guilherme, guardar-lhe, contra todos e inteiramente, a minha homenagem, de boa fé e sem mentira”. E, em terceiro lugar, fez este juramento sobre as relíquias dos santos.
Em seguida, com a vara que tinha na mão, o conde deu-lhe a investidura, a ele e a todos os que acabavam de lhe prestar homenagem, de lhe prestar fidelidade e também de lhe prestar juramento».

Galberto de Bruges – Hist. du meurtre de Charles le Bon, ed. Pirenne.

Como vocês puderam notar, a homenagem era prestada pelo futuro vassalo, na qual se ajoelhava diante do suserano ou senhor, colocando suas mãos unidas entre as dele, tornando-e por este ato seu fiel servidos. Seguia-se o juramento de fidelidade, sobre uma relíquia ou uma Bíblia, selada por um beijo entre as partes. Já a investidura, era o ato pela qual o suserano entregava ao vassalo um punhado de terra ou um ramo com folhas, representando o feudo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s