Richard Warner e suas Valquírias

Wagner foi um importante músico alemão, do século XIX, e em muito contribuiu para o fortalecimento do nacionalismo que impulsionou a Unificação Alemã. Para compor suas óperas, Wagner resgatou épicos nórdicos e lendas germânicas – elementos de identidade do povo alemão.

Assitam, abaixo, trecho da “Cavalgada das Valquírias” disponível no youtube:

Quem são as Valquírias?

Na mitologia nórdica, as valquírias eram deidades menores, servas de Odin. O termo deriva do nórdico antigo valkyrja (em tradução literal significa “as que escolhem os que vão morrer”). Nos séculos VIIIIX o termo usado era wælcyrge.

As valquírias eram belas jovens mulheres que montadas em cavalos alados e armadas com elmoslanças, sobrevoavam os campos debatalha escolhendo quais guerreiros, os mais bravos, recém-abatidos entrariam no Valhala. Elas o faziam por ordem e benefício de Odin, que precisava de muitos guerreiros corajosos para a batalha vindoura do Ragnarok.

Estátua de uma valqíria com uma lançaCopenhagenDinamarca; Feita em 1908 pelo escultor norueguês Stephan Sinding(18461922).

As valquírias escoltavam esses heróis, que eram conhecidos como Einherjar, para Valhala, o salão de Odin. Lá, os escolhidos lutariam todos os dias e festejariam todas as noites em preparação ao Ragnarok, quando ajudariam a defender Asgard na batalha final, em que os deuses morreriam. Devido a um acordo de Odin com a deusa Freya, que chefiava as valquírias, metade desses guerreiros e todas as mulheres mortas em batalha eram levadas para o palácio da deusa.

As valquírias cavalgavam nos céus com armaduras brilhantes e ajudavam a determinar o vitorioso das batalhas e o curso das guerras. Elas também serviam a Odin como mensageiras e quando cavalgavam como tais, suas armaduras faiscavam causando o estranho fenômeno atmosférico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s