O reino dos Francos: dinastias Merovíngia e Carolíngia

Publicado: 17/03/2013 em Antiguidade Clássica
Tags:, , , , , , , ,

Dentre os reinos germânicos, os francos, que se situavam na Gália, se destacaram. Formaram um grande império, que estabilizou a Europa Central por um período, e expandiram o Cristianismo entre os bárbaros.

Clóvis foi o primeiro rei franco daquela que ficou conhecida como dinastia Merovíngia.   A dinastia recebeu esse nome por causa de um ancestral de Clóvis, chamado Meroveu, que reinara em uma das tribos francas.

Clóvis estabeleceu a capital do seu reino em uma antiga cidade romana chamada Lutetia Parisiorum, mais tarde Paris. Converteu-se ao catolicismo em 496 e, com a ajuda da Igreja Católica, organizou o seu reino enquanto conquistava mais terras.

CARACTERÍSTICAS:

  • —Os francos não tinham noção de Estado – eles entendiam o poder e o reino como propriedades particulares do soberano;
  • —Foi marcada por desordem, violência, assassinatos e traições constantes, enfraquecendo a autoridade do rei;
  • —Criação do cargo de prefeito do palácio ou mordomo do paço: membro da aristocracia que cuidava da administração do reino.
 

Um dos mais importantes desses prefeitos foi Carlos Martel, que impediu a conquista da Gália pelos árabes vindos da Espanha, no século VIII, na Batalha de Poitiers.

Dinastia Carolíngia

  Após a morte de Carlos Martel, seu filho, Pepino, o Breve (assim chamado pela sua baixa estatura), assumiu a função do pai. Temendo ser chamado de usurpador em sua pretensão de ser rei, Pepino buscou e obteve o apoio do papa Zacarias. Só então Pepino afastou Childerico III, o último rei merovíngio, iniciando assim uma nova dinastia. Mais tarde ficou conhecida como dinastia carolíngia, por causa de seu representante mais famoso: o rei Carlos Magno, filho de Pepino.

Alianças entre Reis e Papas

A base dos acordos era simples: os reis bárbaros recebiam apoio político e espiritual da Igreja Católica, que reconhecia o poder dos reis.  Em troca, os reis reconheciam a autoridade moral e política da Igreja Católica, pagavam-lhe tributos e adotavam o catolicismo como religião oficial e única.

  Os acordos eram celebrados com a conversão dos reis bárbaros e de seus súditos ao cristianismo.

Extensão e administração do Império Carolíngio

Ao longo dos séculos V a IX, a Europa conheceu uma série de reinos germânicos. Dentre eles, se fortaleceu o reino dos Francos. Carlos Magno, no século IX, formou o chamado Império Carolíngio, que abrangia boa parte da Europa (atual França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suíça, Áustria, Hungria, Eslováquia, República Tcheca, além de parte da Itália e da Espanha)

Para facilitar a administração do Império, Carlos Magno, dividiu o território e entregou sua administração a funcionários de confiança.

 Surgiram assim as marcas, territórios localizados na fronteira do império, controlados pelos marqueses; os ducados, próximos às fronteiras, governados pelos duques; e os condados, os demais territórios, dirigidos pelos condes. Mais tarde, esses funcionários formaram a base da nobreza europeia.

 Honra e Fidelidade: Do comitatus às relações de Suserania e Vassalagem

Para evitar as agitações e traições que marcaram a dinastia merovíngia, os reis carolíngios estimularam o costume germânico das relações de fidelidade e honra entre senhor e súditos, criando a instituição da vassalagem.

  Para garantir a fidelidade de seus comandados, Carlos Magno usou suas conquistas para doar terras. Com isso o poder real acabou enfraquecido, pois entre o rei e os súditos surgiram muitos intermediários – os senhores de terras, com muitos poderes em suas propriedades.

Com base no comitatus, ou seja, na aliança entre guerreiros em troca de fidelidade, estabeleceu-se a política de alianças, conhecida como relação de suserania e vassalagem.   Esta relação consistia em um nobre (na maior parte das vezes, o rei) doar feudos a outro nobre em troca de auxílio militar, apoio e doação de terras.

About these ads
comentários
  1. Monalisa Bitencourty disse:

    Muito bom!Contem informações bem explicadas e resumidas era o que precisava!!
    O

  2. carol disse:

    gostei valew

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s